top of page
Buscar

VOADES : OS ESTIGMAS DO NOSSO TEMPO



Recentemente, Vozes Amigas de Esperança - VOADES - Porto, foi convidada pelos Frades Capuchinhos do Amial, para participar, junto com outras Associações que realizam o seu trabalho de ajuda no bairro do Amial, na celebração do 8º Centenário do Aniversário dos Estigmas de San Francisco de Asis.

Esteve presente a nossa Presidente, Dra. Dna. Madalena Duarte, que expôs o seguinte texto, relacionando o sofrimento de San Francisco com os sofrimentos de tanta gente que sofre hoje em dia e aos quais tentamos ajudar, transformando esse sofrimento em estímulos de vida e Esperança. São estes os Estigmas do nosso tempo. Estas foram as palavras expostas pela Dra. Madalena Duarte:

" Vozes Amigas de Esperança quer compartilhar e unir-se à Fraternidade Franciscana dos PP Capuchinhos do Porto na celebração neste ano do 800 Aniversário dos "estigmas" de San Francisco.

Um "estigma" é efetivamente uma ferida dolorosa no corpo,mas ao mesmo tempo é um poderoso depoimento de Amor, Empatia, Solidariedade e Esperança. Porque com os "estigmas", São Francisco mostrava empatia com a dor e sofrimento de Jesus que celebramos nestes dias de Páscoa. E não há maior gesto de Amor que colocar-se no lugar daquele que sofre.

Hoje em dia, os cristãos podem seguir fazendo o mesmo que São Francisco fazia com os seus estigmas, identificar-mo-nos com Jesus na cruz, através de todos os que sofrem a dor e o sofrimento nos nossos dias, o que constitui a maior amostra de Solidariedade que se converte em um depoimento de Esperança.


Vozes Amigas de Esperança trabalha hoje em aliviar o sofrimento dos estigmas da nossa época, tentando levar a Esperança àqueles que:

- perderam o sentido das suas vidas e caminham sem rumo se submergindo nas tenebrosas águas do suicídio - sofrem a solidão e se sentem abandonados no meio de um mundo que não lhes escuta.

- sofrem a dor e sofrimento da doença física e mental no meio do silêncio e da incompreensão.

- procuram encontrar-se a si mesmos e desenvolver as suas qualidades pessoais e espirituais no meio de uma sociedade materialista e individualista que os afasta dos seres humanos.

- sofrem discriminação e falta de solidariedade por raça, género, incapacidade, status migratório,etc.

A todos estes estigmas do nosso tempo, aqui, na Vozes Amigas de Esperança tentamos prestar a nossa ajuda e transformá-los em Esperança, através da Empatia, a Solidariedade e o Amor, seguindo o exemplo de San Francisco de Assis"

Comments


bottom of page