A HISTÓRIA DA VOADES


"Deus pergunta-me cada manhã por aqueles que sofrem, por aqueles estão sós, por aqueles que não encontram razões válidas para continuar a viver. Conhecendo o sofrimento dessas vidas despedaçadas, não tenho outro remédio do que tentar prestar ajuda." (Serafim Madrid)

 

HISTÓRIA

      VOZES AMIGAS DE ESPERANÇA DE PORTUGAL (VOADES-PORTUGAL) é o nome actual, foi adotado em Assembleia Geral a 31 de Março de 2016 e vem substituir o anterior Telefone da Esperança - Portugal, do qual nos consideramos ser  herdeiros e sucessores em todos os sentidos. 

     

     Esta nova etapa pretende dar resposta às mudanças e novas linhas de pensamento trazidas pelo século XXI, a nossa actuação não está apenas circunscrita ao uso do Telefone como ferramenta como nos inícios. Vozes Amigas da Esperança é, actualmente, mais do que os contactos por telefone, o seu leque de ação é mais abrangente, esta é  a razão pela qual a designação sofreu alterações. 

   

       O Telefone da Esperança foi fundado em Espanha em 1971 por Serafin Madrid, religioso de São João de Deus. A Nossa História começa em 2003 quando vários portugueses tomaram contacto com o Telefone da Esperança de Espanha, através dos cursos do programa de Formação de Agentes de Ajuda. Experienciaram pessoalmente o impacto transformador desta formação, conheceram a organização e sentiram que a população portuguesa também merecia ter acesso aos serviços e ferramentas disponibilizadas pelo Telefone da Esperança. Durante os anos que se seguiram, os mais entusiastas  foram trabalhando juntos para a concretização do sonho comum, desenvolvendo o trabalho necessário para formar voluntários e constituir a ASITES (Telefone da Esperança) - Portugal.

     

     O dia 7 de Dezembro de 2008 foi o dia da constituição oficial da associação, sedeada no Porto, e o dia da abertura da linha telefónica de atenção em crise, disponível diariamente entre as 16.00h e as 22:00h para apoiar as pessoas que precisam de se sentir escutadas e orientadas, em contexto de crise emocional. 

    Desde então, o Telefone da Esperança Portugal consolidou a sua resposta social através da formação e capacitação de voluntários na exigente arte da relação de ajuda, e disponibilizando uma oferta cada vez mais integrada de serviços com o propósito de ajudar as pessoas que o procuram a ultrapassar as crises/ e ou desenvolverem níveis superiores de bem-estar e felicidade. A prevenção das crises e a promoção da saúde emocional através de oferta formativa de vanguarda no domínio da psicologia positiva assumem um papel fundamental na abordagem desta associação e, porque se chegou à conclusão de que o nome deixou de ser suficientemente abrangente para retratar o seu campo de intervenção, a associação passou, em 2016, a denominar-se VOADES - Vozes Amigas de Esperança.

 

    Actualmente, Portugal é membro fundador da Associação Internacional Vozes Amigas de Esperança, junto com associações homólogas de Espanha, Reino Unido e outros países que se estão a juntar ao projeto VOADES INTERNACIONAL provenientes de todos os continentes.

© 2007 VOADES - Vozes Amigas de Esperança Portugal

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • Blogger Limpa