top of page
Buscar

VOADES ORGANIZA PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL UMA MARATONA SOLIDÁRIA CONTRA A SOLIDÃO


 


 

A solidão afeta-nos a todos em algum momento das nossas vidas; frases como: «Estou só» ou «Não tenho a ninguém» costumam ser bastante frequentes. Bem mais quando se acercam as festas natalicias e o sentimento de solidão aumenta.


Às vezes, a pessoa que as diz pode ter família, amigos ou inclusive um grande número de seguidores nas redes sociais, mas, em realidade, não se sente em verdadeira sintonia com ninguém; e o que, para valer, quer transmitir é que se sente só.


O sentimento de solidão é um fator perjudicial para a nossa saúde, chegando inclusive a gerar consequências negativas no nosso bem-estar emocional e psicológico, como: tristeza, stress, falta de motivação, desespero, angústia, medo. O sentimento de solidão vinculou-se a um debilitamiento do sistema inmunológico, fazendo-o mais vulnerável a todo o tipo de doenças e doenças.


Calcula-se que mais da metade da população em Portugal experimentou a solidão no último ano, sendo uma das causas principais de suicídio e de exclusão social, que afeta por igual a pessoas maiores e jovens.


Por isso, Vozes Amigas de Esperança-VOADES, consciente da dimensão do problema e dos seus envolvimentos emocionais em toda a população, organizou, pela primeira vez neste ano, uma Maratona Solidária contra a Solidão, com o objetivo de conscientizar à opinião pública sobre a gravidade do problema e de dar a conhecer os serviços de ajuda com os que podem contar estas pessoas no nosso pais. Nos dias 3 e 4 de Dezembro, os nossos voluntários manterão aberta permanentemente (dia e noite) a nossa Linha de Apoio Emocional, através do nosso número:

222 030 707, para acompanhar às pessoas que o precisem pela sua situação de solidão.


Assim mesmo sairemos à rua para escutar a quem o precise e divulgar a necessidade de lutar contra a Solidão. Também realizaremos um Encontro com pessoas em solidão, às que vimos acompanhando durante todo o ano com o nosso projeto "Escutando a Solidão".


Desde aqui, fazemos um apelo a todas as pessoas que queiram participar nesta bonita iniciativa contra a Solidão e que desejem colaborar com o nosso voluntariado para levar um pouco de consolo e companhia a tantas pessoas que sofrem em silêncio a Pandemia da Solidão, e cuja melhor vacina é a nossa Solidariedade. Animas-te a lutar connosco contra ela?

Comments


bottom of page