Ser grato torna-nos mais felizes

Os psicólogos Emmons e McCullough estudaram a temática da gratidão e concluíram que esta tem efeitos profundos no bem estar físico e emocional das pessoas.

Os estudos mostram que existem muitas formas de expressar gratidão. As pessoas que praticam o hábito de agradecer enquanto modo de vida sentem-se mais saudáveis, mais otimistas e felizes. Investigadores nesta matéria, chegaram à conclusão que este hábito melhora as relações de comunicação entre as pessoas. Abre as portas ao altruísmo, melhora os níveis de stress e a predisposição para saber gerir melhor as atitudes negativas. Mas o mais importante é que praticar a gratidão contribui para gerar felicidade.

Estudos efetuados em idosos e crianças mostraram que existe uma profunda relação entre a felicidade induzida por boas lembranças e sentimentos de gratidão, e o sucesso na vida. Pessoas mais felizes têm uma vida mais longa e próspera. Relacionam-se melhor entre si e são mais eficazes na resolução dos problemas tanto a nível pessoal como profissional. O que, na verdade, se quer demonstrar é que a "gratidão traz felicidade" e não o contrário como outrora se acreditava.

Assim, aprender a ser mais agradecido é das aprendizagens mais úteis e saudáveis que podemos ter na vida. Não é por acaso que os Estados Unidos celebram o Dia de Acção de Graças como sendo a festa mais importante do ano. O domínio desta arte é atingido quando se aprende a valorizar as dificuldades e os desafios que a vida nos põe, porque sabemos que em cada lágrima, em cada momento de sofrimento há sempre uma aprendizagem a reter que faz de nós pessoas mais humanas, mais fortes, mais serenas, mais compreensivas e mais atentas ao outro. Embora seja difícil de reconhecer à primeira vista, a isto chamamos "ver o bom no mau".

A VOADES está a organizar um curso on-line que tem como propósito aprender a ser grato/a. Está agendado para o dia 18 de Setembro entre as 15:00h e as 19:00h. Uma jornada única que pretendemos que seja útil e verdadeiramente transformadora para todos/as os/as participantes. Um presente que deve dar a si próprio/a e que o/a vai surpreender. Se achar que este texto fez eco dentro de si, aceite o nosso convite e preencha a ficha de inscrição AQUI. Para mais informações contacte porto@voades.org ou 222 030 707.


Será uma experiência inesquecível que não pode perder.

Até breve!

Decida ser feliz!

Recent Posts