top of page
Buscar

POR QUE É IMPORTANTE CONHECER-SE A SI MESMO



Já dizia Alexandre Magno que "Conhecer-se a si mesmo é a tarefa mais difícil porque põe em jogo diretamente a nossa racionalidade, mas também os nossos medos e paixões. Se uma pessoa consegue se conhecer a fundo a si mesmo, saberá compreender aos demais e a realidade que o rodeia".


Não lhe faltava razão a este rei macedonio porque através do autoconhecimento aprendemos a desenvolver-nos com eficácia na vida e a enfrentar o nosso dia-a-dia de maneira ótima.


Conhecer-se a si mesmo significa entender quem somos, saber identificar as nossas emoções e atuar em consequência adequada. Estass habilidades permitem-nos regular o nosso comportamento, resolver problemas de modo eficaz e tomar decisões ajustadas. Assim mesmo, com o autoconhecimiento aprendemos a identificar as nossas capacidades, mas também as nossas limitações. Isto ajuda-nos a planificar metas realisticas para evitar frustrações futuras. Por sua vez, o autoconhecimento é a chave para o bem-estar psicológico pois permite-nos desenvolver uma gestão adequada das nossas emoções, especialmente nas situações mais difíceis. Isto ajuda-nos a cultivar relações sãs, já que na medida que aprendemos a expressar-nos com assertividade, evitaremos situações de conflito e os malentendidos.


Daí a famosa frase de Sócrates. "Conhece-te a tí mesmo", que é a base de toda a filosofia posterior. Porque conhecer-se a si mesmo é o começo necessário de todo o processo de Crescimento pessoal, a chave para alcançar a maturidade humana.


Conscientes da importância do Conhecimento de si mesmo , Vozes Amigas de Esperança organizou um Curso presencial e em regime residencial com esse nome. Podem encontrar toda a informação do Curso e a Ficha de Inscrição AQUI.


O curso realizar-se-á no fim de semana de 12,13 e 14 de Maio e será dado pelo Presidente Internacional de VOADES, o prestigioso psicólogo, Dr. Jesús Madrid. Milhares de Pessoas já realizaram este Curso com resultados fabulosos. É uma oportunidade única que gostaríamos de compartilhar convosco.


Para mais informação, podem contactar connosco através do e-mail porto@voades.org ou por whatsapp no 960 460 446.

Opmerkingen


bottom of page