top of page
Buscar

Escola de Saúde Emocional: "Quem manda? EU ou EU"


Uma das tarefas mais importantes com as quais, ao longo da vida nos preocupamos, é a resposta à pergunta "Quem sou Eu?". Porém, não basta saber quem és. É necessário iniciar um processo de descoberta da tua verdadeira identidade e mergulhar no teu auto-conhecimento, trata-se de uma tarefa lenta e trabalhosa.

Vivemos em tenção permanente entre o Eu Real e o Eu Ideal, entre o quem somos e o que gostaríamos de ser. Estes dois estados do EU são ambivalentes e, por vezes, entram em conflito. O EU real é aquilo que somos, não podemos mudar. O que se pode traduzir em momentos de satisfação, sobretudo, quando os demais nos querem, nos procuram e nos apreciam por aquilo que somos e/ou temos mas, também, nos pode causar momentos de insatisfação porque temos defeitos, cometemos erros, metemos a pata na poça imensas vezes e insistimos em apagar os aspectos depreciativos.

O EU ideal assume uma função positiva de tirar de dentro de nós aquilo que somos e aquilo que podemos chegar a ser. O EU ideal eleva o que somos e o que aspiramos vir a ser. Tira o melhor partido de nós e desafia-nos a trabalhar certos aspectos na nossa vida para sermos ainda melhores. Porém, nem sempre é assim o EU ideal descarrila e sentimo-nos frustrados e desempoderados. Ficamos com uma imagem demasiado perfeita de nós mesmos e, por isso, irrealizável e inalcançável. É precisamente neste ponto que surge o EU real . O EU real aparece para nos recordar, por vezes com dureza, que não somos nem a sombra do que idealizamos/imaginamos.

O EU ideal é o que queremos mostrar ao outro, é o produto que vendemos. Porém, na realidade, trata-se de um produto falso que mais cedo ou mais tarde percebemos que é fraudulento. Quando descobrimos que não somos como pensamos que somos caímos num mar de frustração.

Ficou curioso/a em saber mais sobre este tema? É sobre este tema que iremos falar no próximo dia 29 de novembro, pelas 21:00h na Escola de Saúde Emocional com o Psicologo Clínico Diogo Duarte. A entrada é livre e gratuita! Confirme a sua presença através do 222 030 707 ou por email porto@voades.org.

Aceite o nosso convite e não perca esta oportunidade.

Até breve!

Decida ser feliz!

bottom of page