top of page
Buscar

Em Vozes amigas de Esperança ensinamos a Amar-se a si mesmo/a.


Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Curso de Auto-estima que tanto êxito tem tido. É já no próximo dia 23 de Fevereiro que iniciamos este Grupo de Desenvolvimento Pessoal.

Inscreva-se aqui se estiver interessado/a.

Não é fácil gostar de ti mesmo/a porém essa é uma condição essencial para sermos aceites socialmente. Por isso, ama-te, apaixona-te pelo teu corpo, pelas tuas qualidades, pelos teus defeitos, por todas as coisas que te apaixonam, pela tua forma de sorrir e de caminhar… pela vida.

Queres-te a ti mesmo/a é fundamental para te sentires bem, para que possas atrair pessoas para tua vida, para que possas disfrutar de uma vida sã e feliz. Por vezes, é complicado porque te criticas, te deitas abaixo com muita frequência e, até podes, inclusivamente, converter-te no teu pior inimigo (estes e outros aspectos serão abordados com mais profundidade no curso de Autoestima).

Eis alguns conselhos que o/a podem ajudar a gostar mais de si mesmo/a:

  1. Não te compares, é inútil, tu és único/a, tens qualidades únicas que mais ninguém tem, descobre quais são e potencia-as.

  2. Sê amigo de ti mesmo/a.

  3. Premeia-te. Se não te premiares a ti mesmo/a, se não dedicares tempo a ti, se não expressares afecto por ti a tua autoestima será insuficiente. O Amor-próprio é o princípio necessário para cultivar a amizade.

  4. Elimina os pensamentos irracionais que te mantêm agarrado e subjugado a hábitos e costumes tóxicos.

  5. Deixa que te amem. Na sociedade actual tudo é demasiado rápido, todos somos muito independentes e desprendidos, mas é necessário parar, por um momento e deixarmos que cuidem de nós. Se te sentes mal deixa que alguém te escute, deixa que cuidem de ti. Se tens algo que te preocupa partilha essa angustia com alguém, deixa que te abracem, sente o carinho de cada gesto, de cada olhar…. Ama-te e deixa-te amar.

“ Sê amigo/a de ti mesmo/a e eu deixo-te livre para amares o próximo”

(Tony de Mello)

bottom of page