top of page
Buscar

Portugal esteve presente no 1º Encontro Internacional de Vozes Amigas da Esperança

No passado mês de Outubro nos dias 7, 8 e 9 teve lugar em Bogotá (Colômbia) o 1º Encontro Internacional de Vozes Amigas de Esperança (VOADES), Federação Internacional cujo Portugal é membro fundador.


O primeiro centro do Telefone da Esperança foi fundado em Espanha há 15 anos. Neste primeiro encontro internacional quisemos homenagear o seu fundador, frei Serafim Madrid e a sua célebre frase “Todos podemos dar, todos necessitamos receber”. Esta citação resume toda a filosofia e modo de actuação da associação Vozes Amigas de Esperança.


Oito Países, incluindo Portugal, marcaram presença neste evento. Os restantes países foram, na sua maioria, provenientes da América Latina. Estes três dias muito intensos foram repletos de emoções, reencontros e muito trabalho para que a VOADES possa levar vozes de esperança a todos os que sofrem e a todos os que necessitam.


O futuro e as novas tecnologias de vanguarda associadas marcam, sem dúvida, uma nova forma de ajudar, uma nova forma de ser altruísta e solidário. O que Serafim Madrid fez, na década de 70, em relação à utilização do telefone como meio para estabelecer uma relação de ajuda, a VOADES, em pleno seculo XXI pretende manter o mesmo espírito de solidariedade pioneiro do seu mentor através da utilização das novas tecnologias e internet ao serviço do outro.


Estes três dias de convivência e entusiamo permitiram não só reencontros de velhos

amigos como também o conhecimento de novas pessoas provenientes de outros países e continentes, em todos os momentos reinou a alegria e boa disposição. Foram muitas as ocasiões de reflexão, partilha de ideias, preocupações e experiências entre os diferentes países.

Assim como para ir criando estruturas estáveis de VOADES a nível internacional, como a Secretaria Técnica para América Latina, com sede em Bogotá, que irá coordenar daí as atividades da nossa Associação nos restantes países irmãos e servirá de ponte entre a Europa e a América Latina. À frente desta Secretaria Técnica estará Patrícia Campos, Presidente da VOADES Bogotá, a quem desde aqui lhe desejamos muito êxito, que de certeza irá ter pela sua juventude e entusiasmo.


O encontro contou com a participação de um grande grupo de voluntários de Espanha e Portugal liderados pelo nosso fundador Jesús Madrid Siriano, que presidiu estas jornadas.


Portugal deseja a todos um grande êxito por esta iniciativa e que a semente que se plantou em Bogotá dê os seus frutos brevemente. Da nossa parte, prometemos dar, como sempre, o nosso melhor para a associação Vozes Amigas de Esperança seja um instrumento útil para todos os que necessitam de uma luz de Esperança nas suas vidas.




bottom of page