O Que é o conhecimento de si mesm@?


Trata-se de um conjunto de ensinamentos dirigidos a pessoas que estão interessadas em trabalhar o seu autoconhecimento não só de modo a provocar mudanças internas como também a despertar a consciência e o entendimento de profundas verdades sobre o nosso propósito de vida. Este convite para se conhecer a si mesm@ pode, numa primeira análise, parecer absurdo porque afinal conhecemo-nos bastante bem e não há nada para descobrir sobre nós. No entanto, o autoconhecimento convida a dar-nos conta que no fundo do nosso ser existe um universo inexplorado com o qual é possível levar a cabo todo um trabalho transformador de mudança, desenvolvimento e despertar.


O conhecimento de si mesm@ vai para lá de uma análise superficial dos traços que caracterizam a nossa identidade como nome, nacionalidade, partido político, inclinação religiosa, clube desportivo, preferências musicais, etc. Existe um campo subtil onde guardamos os nossos condicionamentos, medos, contradições e perguntas para as quais não temos resposta e, ainda, outros aspectos que vão para lá da nossa perceção quotidiana. O conhecimento de si mesm@ permite-lhe descobrir que, como seres humanos parcialmente desenvolvidos que somos, vivemos muito abaixo do nosso potencial e negligenciamos as problemáticas existenciais que a todos os seres humanos diz respeito.

Viemos ao mundo num estado de inocência, desconhecendo o propósito da nossa existência e a razão pela qual nascemos numa dada sociedade com determinadas condições. Não sabemos de onde vimos nem para onde vamos e geralmente desconhecemos a razão pela qual nos acontecem certas e determinadas coisas. Nascemos sem sabedoria e aceitamos os costumes, valores, ideias, autoridades e tradições que nos são incutidas. Aceitamo-las e tomamos como nossas mesmo sendo absurdas e irracionais. Fundamentamos o nosso desenvolvimento em opiniões fantasiosas e contraditórias que não ousamos questionar e verificar a sua veracidade por nós mesm@s.


A Natureza do ser é sensível às influências do meio externo o que condiciona o nosso desenvolvimento. À medida que vamos crescendo e interagindo em sociedade apreendemos vícios, dependências e hábitos que se reflectem nas nossas escolhas e comportamentos. Estas são as condições com que viemos ao Mundo, no entanto, nem a Natureza, nem a Educação convencional nos fornece as ferramentas necessárias para contestar ou assumir as nossas posições. É óbvio e natural que ao depararmo-nos com estas estacas ao longo da vida esbarramo-nos com inúmeros obstáculos, conflitos e sofrimentos. A diferença entre os humanos e as outras espécies é que os Homens necessitam de desenvolver as suas capacidades e quadros de valores para se adaptarem às exigências que a vida lhe impõe, exigências pessoais e sociais. A responsabilidade do nosso processo evolutivo está nas nossas mãos, cabe-nos a nós encontrar os meios e as ferramentas necessárias que nos permitam crescer em sabedoria, entendimento e rumo ao potencial humano. Este é o objectivo do conhecimento de si mesm@. Conhecendo-nos podemos melhorar a nossa percepção abrindo o véu que nos cega e compreender as profundas verdades e segredos da vida e da morte. Então, passamos a compreender que a realidade não é somente composta por aquilo que percepcionamos através dos sentidos mas que existe uma outra parte, invisível, com as suas próprias características que são tão reais e influentes na nossa vida como aquilo que vemos e tocamos com os nossos sentidos. Ao compreender o que somos, compreendemos também o universo de que fazemos parte.

Assim, adquirimos o saber de certas leis e princípios universais que nos dão domínio sobre a natureza e sobre os fenómenos que nela ocorrem. Entendemos o que acontece, porque acontece e, sobretudo, entendemos o que temos de fazer para mudar o curso dos acontecimentos. Ao conhecermo-nos tomamos consciência dos recursos que temos ao nosso dispor, forças, energias e capacidades que geralmente se dissipam e desperdiçam porque nunca chegamos a aprender seu valor nem a saber administra-las. A natureza do nosso ser funciona como um cofre cheio de segredos e possibilidades extraordinárias que se perdem quando não nos conhecemos a nós mesmos.

Ao longo dos tempos, estudos científicos têm demostrado que é possível recuperar a sabedoria de si mesm@, aceder aos nossos segredos mais escondidos, despertar e potenciar o que se tem de melhor em nós. Porém, estes frutos não nos vêm parar às mãos, há que trabalhar, trabalhar sem medos de forma totalmente sincera e voluntária. Ao perceber isto está a TRABALHAR SOBRE SI MESM@!

No sentido de o/a ajudar a aprofundar todas as questões relacionadas com esta temática, Conhecimento de Si mesm@ a Associação Vozes Amigas de Esperança – Portugal organiza o Curso de “Conhecimento de Si Mesm@” entre os dias 22 e 25 de Setembro, na nossa sede. Conhecer-se a si mesm@ dá-lhe a oportunidade de se tornar don@ e responsável pela sua própria vida e, por conseguinte, mais feliz e saudável no meio onde está inserid@. Para mais informações ou para se inscrever clique AQUI. Centenas de pessoas já fizerem este curso e viram as mudanças na sua vida acontecer. Preencha a ficha de inscrição e dê uma oportunidade a si mesm@.

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Esperamos por si!

Recent Posts
Featured Posts
Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2007 VOADES - Vozes Amigas de Esperança Portugal

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • Blogger Limpa