top of page
Buscar

A Importância de se conhecer a si mesmo/a

Já dizia Alexandre Magno "conhecer-se a si mesmo/a é das tarefas mais difíceis porque põe,

diretamente em jogo a nossa racionalidade, os nossos medos e as nossas paixões. Quem conseguir, a fundo, conhecer-se a si mesmo, saberá compreender o outro e a realidade que o rodeia".

O célebre pensador tem toda a razão, é através do auto-conhecimento que aprendemos a enfrentar as vicissitudes da vida da forma mais eficaz e a enfrentar as distintas situações quotidianas da melhor maneira possível.

Ter inteligência emocional significa saber quem somos, significa sermos capazes de identificar os nossos sentimentos e, também saber actuar em consonância com eles. É o ponto de partida para qualquer processo de crescimento pessoal. É o pilar que sustenta a construção do edifício da nossa vida. Se o nosso objectivo é construir um alicerce resistente e forte para fazer frente às tempestades e vendavais com que, por vezes a vida nos brinda, então este caminho passa por conhecer-se a si mesmo/a. Não se centre na construção de um caminho vulnerável, alicerçado em terrenos pantanosos e areias movediças onde as dificuldades e os obstáculos não têm fim.

O Conhecimento de si mesmo /a afecta a nossa autoestima e a maneira como comunicamos com os outros. Se não nos conhecermos bem, como vamos valorizarmo-nos e querer-nos? Quando nos conhecermos a nós mesmos, somos capazes de calçar os sapatos do outro e, por conseguinte, conseguimos entender melhor os seus comportamentos e sentimentos.

Conhecer-se a si mesmo é uma tarefa fácil? À primeira vista parece uma tarefa fácil, simples e intrínseca, contudo se analisarmos um pouco mais a fundo esta questão verificamos que, pelo contrário, é uma tarefa bastante complicada e trabalhosa que dura uma vida inteira, pois estamos em constante processo de aprendizagem, conhecimento e mudança.

(Fernando Magalhães, colaborador do TE)

Ficou curioso/a em saber mais? Aceite o nosso convite e venha participar em mais uma edição do curso de "conhecimento de si mesmo" que irá realizar-se nos próximos dias 14, 15, 16 e 17 de Janeiro. O Curso terá lugar no Porto, na nossa sede.

Para fazer a inscrição e obter mais informações aceda ao link AQUI.

bottom of page