top of page
Buscar

Pode-se aprender a ser feliz?

Porque será que algumas pessoas são felizes com qualquer coisa e outras, apesar de terem tudo, não o são?



É certo, que existem pessoas que nascem com uma predisposição para a felicidade. Contudo, ao longo da vida, aprendemos a experienciar estados de felicidade ou infelicidade. Quando somos crianças não nos apercebemos que estamos em pleno processo de aprendizagem e transformação. Sabemos o que é estar/ser feliz ou infeliz não só através das experiencias que vivenciamos, mas também, através da forma como os adultos nos ensinam a vivê-las. Se, durante a nossa infância, os nossos pais vivem focados em ver apenas o lado negativo das situações sentindo-se derrotados e desgastados perante as dificuldades e problemas, provavelmente nós, quando nos tornarmos adultos, vamos actuar da mesma maneira.

Se, pelo contrário, os nossos pais são pessoas positivas que vêm o lado positivo das situações, se resolvem os problemas com determinação e entusiasmo, se estão focados em obter o êxito, se disfrutam da vida, se riem com frequência, se são pessoas dinâmicas e activas provavelmente nós, quando nos tornarmos adultos, vamos actuar da mesma maneira, independentemente da nossa carga genética.


Mas, se somos infelizes vamos permanecer neste estado toda a vida?


A resposta a esta pergunta é não. O que quer dizer que, da mesma forma que aprendemos um determinado comportamento/atitude, podemos aprender um outro, diferente, que substitua aquele que nos faz sofrer.


É certo que não podemos evitar o sofrimento, pois faz parte da vida. Contudo, podemos aprender a enfrenta-lo com uma atitude adequada e supera-lo.


Ser feliz não significa viver constantemente em gargalhadas, com tudo a correr bem e sem problemas. Isso é impossível.




Ser feliz é um estado geral de bem-estar baseado em sentimentos de paz e harmonia internas, auto-estima e satisfação pessoal, em que os momentos positivos superam os negativos e as conquistas predominam sobre os fracassos. São todos estes aspectos que, dão significado e importância às nossas vidas.


Tudo isto depende de nós, o poder da mudança reside em nós. Trabalhando adequadamente, podemos mudar.


Neste sentido, o Telefone da Esperança – Porto promove, mais uma edição do Grupo de desenvolvimento pessoal – Aprendendo a Viver.




O curso terá lugar na sede do TE e iniciará a 8 de Outubro. Caso esteja interessado/a poderá proceder a sua inscrição online no link em baixo, ou poderá telefonar, para a linha directa do TE através do número 222 030 707 ou poderá ainda deslocar-se à nossa sede (Rua Duque de Loulé, 98, 2º Esquerdo) e aí efectuar a sua inscrição. O nosso horário de funcionamento é a partir das 16:00h todos os dias da semana.


Esperamos por si!


................................................................

Mais Informações aqui.

Inscreva-se aqui.

bottom of page