top of page
Buscar

A LINHA DE APOIO EMOCIONAL DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL “VOZES AMIGAS DE ESPERANÇA” AUMENTOU O NÚMER



No ano de 2017 a Linha de Apoio Emocional da Associação “Vozes Amigas de Esperança-Portugal”, que funciona através do número da rede nacional 222 030 707, também conhecida por "Telefone da Esperança", registou um aumento de 11% de chamadas recebidas relativamente a 2016, o que representa mais 286 chamadas que no ano anterior, num total de 2.619. Este aumento é muito importante, tendo em conta que em 2016 já se tinha registado um espectacular aumento de 60% nas chamadas relativamente a 2015, convertendo-se no ano com mais chamadas da nossa linha, desde que esta foi inaugurada em 2008, récorde que, a partir de agora, passa a ter o ano de 2017. Estes dados representam um total de 218 chamadas por mês e uma média de 7 chamadas por dia em todos os 365 dias do ano, nos quais a nossa linha esteve à disposição de todas as pessoas que dela necessitaram, no horário das 16:00 às 22:00 h. Este aumento nas chamadas da nossa Linha de Apoio Emocional representa um

conhecimento maior da mesma, não só na cidade do Porto, mas também em toda a área metropolitana, e inclusive noutras zonas do país. Também do estrangeiro são recebidas chamadas de emigrantes portugueses reclamando ajuda e alguém que os escute no seu próprio idioma. Cerca de 30% das chamadas provêm de pessoas que se encontram sós ou que se sentem sós, principalmente pessoas idosas sem família, que vivem isolados, não só em pequenos núcleos populacionais, mas também nas grandes cidades. Com cerca de 20% seguem-se os problemas relacionados com a ansiedade e depressão, cerca de 10% de doentes mentais que sofrem por vezes a discriminação e o isolamento pela sua própria enfermidade, e 20% de chamadas de problemas de toda a índole: problemas familiares, separações, luto, adições, maus tratos, etc. As restantes chamadas consituem pedidos de informações de diversos recursos sociais, que lhes são facultados pelos nossos voluntários. A linha de Apoio Emocional da “Vozes Amigas de Esperança” tem como objetivo facilitar ajuda perante situações de crise emocional a qualquer pessoa que a solicite, sempre de forma anónima, gratuita e sem discriminação de qualquer tipo. As Vozes Amigas de Esperança têm como principal missão a Promoção da Saúde Emocional, como meio para prevenir situações de risco e exclusão social. As chamadas são atendidas por voluntários que recebem uma especial preparação a nível pessoal e de relação de ajuda, que pode durar um ano, antes de atenderem pessoalmente as pessoas em crise.


Para alcançar os objetivos a que nos propomos, oferecemos Cursos, Grupos de Desenvolvimento Pessoal, Seminários, Convívios, etc, com a finalidade facultar recursos que previnam situações em que as crises se agravem e se tornem irreversíveis. De entre as diversas atividades que realizamos, destacamos a “Escola de Saúde Emocional”, inaugurada o ano passado e que se realiza habitualmente na última 6ª feira de cada mês. É aberta a qualquer pessoa que queira assistir e a ela acorrem regularmente, 40 a 50 pessoas.


Ate Breve.

Escolha ser Feliz





bottom of page