top of page
Buscar

ESCUTANDO A SOLIDÃO: UM "PORTO DE ENCONTRO" PARA VIVER MELHOR



O Sábado, 2 de Março, amanheceu chuvoso na cidade de Porto, com frio, com vento. Um dia para ficar em casa. Mas nesse dia tínhamos um encontro: a primeira reunião de "Porto de Encontro" na sede de Vozes Amigas de Esperança - VOADES. E ali estávamos, apesar dos desafios do clima, um numeroso grupo de pessoas que vieram à chamada da Esperança. Desde a sua solidão, desde o seu "eu" individual para se transformar em um "nós" cheio de vida e alegria. Ali tínhamos tudo o que nos fazia falta: acolhimento, calor humano, escuta, solidariedade e amor... muito amor. Todos juntos unidos num abraço coletivo desde o mais fundo do nosso coração. Por isso o primeiro "Porto de Encontro" foi um sucesso. E todos nós fomos para casa menos sós, porque nós levávamos no coração a companhia de tanta gente maravilhosa que tínhamos conhecido essa tarde.


"Porto de Encontro" é a nova atividade organizada por VOADES, aberta a todo mundo que queira participar, para dar e receber amor. "Porto de Encontro" surgiu do trabalho que já vinhamos a realizar com notável sucesso desde o começo da Pandemia, primeiro com o nome de "Porto Escuta" e atualmente como "Escutando a Solidão". Cada vez mais gente na área de Porto encontra-se só, por múltiplas circunstâncias, independentemente de, às vezes, viver acompanhado ou não. Em VOADES não podíamos ser indiferentes a esta realidade e por isso criámos este espaço livre e aberto do "Porto de Encontro".

Temos intenção de realizá-lo com periodicidade bimensal. Por isso, o próximo encontro será no mês de Maio. E já desde aqui vos rogamos que permaneçam atentos aos próximos convites. "Porto de Encontro", um espaço aberto a todos, uns para dar e outros para receber, porque a ajuda solidária é um caminho de dupla direção. Umas vezes precisaremos receber ajuda e outras seremos nós aqueles que ajudamos aos outros, como uma forma de devolver o que anteriormente recebemos.


Desde aqui te convidamos a participar do "Porto de Encontro", com a segurança de que voltarás a casa sentindo-te um pouco melhor e com um sorriso de Esperança.

Comments


bottom of page