top of page
Buscar

A GRATIDÃO, A MELHOR MEDICINA

Dizia Cicerón, que talvez a Gratidão não fosse a virtude mais importante, mas que era a mãe de todas as demais.

Efetivamente, a Gratidão tem um elevado poder terapêutico. Num estudo levado a cabo por Robert Emmons, da Universidade de Califórnia, e Michael McCullough, da Universidade de Miami, fizeram três grupos de pessoas, atribuíndo a todas a mesma indicação de escrever um diário semanal. O primeiro grupo tinha que escrever no seu diário as coisas pelas que estava agradecido; o segundo escrevia sobre o que lhe transtornava; enquanto o terceiro focar-se-ia nos eventos neutros. Após dez semanas, os resultados revelaram que as pessoas que escreveram apenas os agradecimentos apresentaram melhor saúde emocional que o resto dos participantes.

Hoje sabemos que:

- A nível fisiológico, quando encontramos algo pelo que estar agradecidos, por mais pequeno que seja, e mantemos esse sentimento de gratidão de 15 a 20 segundos, o nosso corpo experimenta várias mudanças fisiológicas beneficiosos, por exemplo: diminuição dos níveis de stress, fortalecimento do sistema inmunológico, melhor fluxo sanguíneo, harmonização do ritmo cardíaco e respiração mais profunda que favorece a oxigenação dos tecidos

- A nível psicológico, expressar a Gratidão também muda a estrutura molecular do nosso cérebro porque mantém a matéria cinza em funcionamento, modifica e transforma a nossa atividade cerebral, melhora a perceção de bem-estar, o que nos converte em pessoas mais felizes. Também tem um grande valor de resiliencia já que permite à pessoa enfrentar a sua vida, gerir melhor as suas emoções, as crises e os acontecimentos dolorosos, como perdas, separações, stress quotidiano ou stress postraumático.

- A nível social, a Gratidão também ativa regiões cerebrais associadas com a recompensa social e fortalece e reforça os laços interpessoais.

- A Gratidão aumenta a Autoestima, porque ajuda-nos a viver o presente de maneira mais positiva e a enfrentar o futuro com mais otimismo, aumentando o nosso bem-estar e maximizando a nossa valorização pessoal.


Poderíamos seguir enumerando os benefícios da Gratidão nas nossas vidas e teria muitíssimos mais. Mas o que nos importa é tomar consciência do valor da Gratidão nas nossas vidas quotidianas e como nos ajuda a ser mais felizes. Por isso em Vozes Amigas de Esperança-VOADES vamos dedicar no mês de Junho a tratar o tema da Gratidão nas nossas atividades:


- Assim no dia 30 de Junho, dedicaremos o nosso habitual Café-Tertúlia on-line ao Tema "O Poder da Gratidão". Já sabem que a participação é gratuita basta confirmar a vossa presença telefonando ao Teleofne. 222 030 707 ou pelo e-mail: porto@voades.org



- No 1 de Julho realizaremos uma Jornada formativa dedicada à Gratidão, também on-line, com o nome de "A Gratidão, melodia do coração generoso". É uma formação muito útil e prática e também muito divertida. A não perder . Asseguramos-vos que terminareis com mais vontades de ser agradecidos. Já se podem inscrever AQUI. Os lugares são limitados.



Queremos AGRADECER a todos a vossa fidelidade e apoio às nossas formações, que nos motivam a seguir melhorando e atualizando, ao mesmo tempo que contribuímos para melhorar a Saúde Emocional de todos vocês. OBRIGADO

Comments


bottom of page