top of page
Buscar

Posso deixar de ser tímido/a? 5 Dicas que podem ajuda-lo/a vencer a sua timidez.



Ser tímido não tem de ser um problema. É perfeitamente natural precisar de tempo e ganhar confiança para falar com desconhecidos ou adaptar-se a novas situações. Todavia, a timidez pode impedir, algumas pessoas, de se sentirem socialmente confortáveis ou, então, não tão confortáveis como gostariam de ser.

Para quem gostaria de ser mais extrovertido/a, eis cinco dicas que o/a ajudarão a vencer a sua timidez:


1. Comece a praticar, pouco a pouco, com pessoas conhecidas. Pratique certas condutas sociais como, por exemplo, o contacto ocular, a linguagem corporal que expressem mais segurança com pessoas que fazem parte da sua rede social. Tome a iniciativa de fazer perguntas e convites a pessoas com quem se sinta mais à vontade. Sorria. Deste modo, vai aumentar a segurança em si mesmo/a e rapidamente irá fazer o mesmo com desconhecidos.


2. Pense em maneiras de quebrar o gelo. Normalmente o que mais custa numa conversação com desconhecidos é o princípio. Pense em formas de quebrar o gelo para iniciar uma conversa como, por exemplo, numa apresentação “Olá, Chamo-me Maria, estamos na mesma turma de inglês!”, a tecer um elogio “ Esse casaco assenta-te que nem uma luva!”, na formulação de perguntas “Sabes quando saem as notas de inglês?”.

Ter na manga várias formas de quebrar o gelo abre-lhe caminho para manter uma conversa com pessoas com quem não se sente muito à vontade ou com desconhecidos.



3. Pratique o que vai dizer. Quando se sentir preparado/a para enfrentar a conversa que tem vindo a evitar por culpa da sua timidez, como por exemplo, uma chamada telefónica ou uma conversa presencial, anote previamente o que pretende dizer. Ensaie em voz alta, talvez diante do espelho, em seguida vá em frente sem medos. Não se preocupe se o discurso não saiu perfeito ou não saiu como esperava. Com pessoas que, aparentemente, sentem mais segurança na comunicação passa-se o mesmo. Sinta-se orgulhoso/a da sua prestação da próxima vez, tudo sairá com mais fluidez.


4. Dê uma oportunidade a si mesmo/a. Opte por fazer atividades onde se possa relacionar com pessoas que partilham os mesmos interesses. Aproveite esta oportunidade para conhecer pessoas novas e, assim, vá ganhando mais confiança.

Por norma, os tímidos têm receio de não estar à altura dos acontecimentos ou de se preocuparem em demasia com aquilo que os outros possam pensar a seu respeito. Este tipo de comportamento diminui a sua autoestima e impedem-no/a de fazer imensas coisas. Se, no seu caso em particular, a autocrítica desempenha um papel dramático no seu modo de agir, pergunte-se se seria assim tão crítico com o seu/sua melhor amigo/a. O mais provável é que com ele/ela não seria assim tão exigente e o/a aceitaria tal como ele/ela é. Porque não faz o mesmo consigo? Porque não é o seu/sua melhor amigo/a? Dê a si mesmo/a palavras de alento em fez de esperar o fracasso.


5. Desenvolva a Assertividade. Partindo do pressuposto que as pessoas tímidas são muito preocupadas com as relações entre os demais, elas não gostam de criar problemas. Isto não significa que sejam medrosas ou cobardes apenas que têm dificuldades em ser assertivas. Ser assertivo/a significa defender-se quando o deve fazer por forma a reclamar o que quer e necessita ou a expressar-se corretamente quando outra pessoa fere os seus sentimentos


Sobretudo, seja você mesmo/a. Pode inspirar-se noutras formas de se relacionar/comunicar que outras pessoas utilizam, mas, adote o seu próprio estilo. Seja você mesmo/a e atreva-se a mostrar ao mundo de forma autêntica esta é, sem dúvida, a melhor forma de fazer amizades.



Se se identifica com o que acabou de ler saiba que a VOADES está a organizar o Curso de “Assertividade e Relações Humanas” nos dias 24,25 e 26 de Março. Esta é, sem dúvida, uma boa oportunidade para o/a ajudar a relacionar-se de forma mais sã e satisfatória com os demais.


Informe-se AQUI e faça já a sua inscrição.


Perca essa timidez, esperamos por si!!

bottom of page