PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE AJUDA

 

Todos somos, pontualmente ou de forma mais sistemática, convidados a prestar ajuda emocional aos demais, desde pessoas próximas a pessoas que não conhecemos, em inúmeras situações ao longo da nossa vida. Às vezes, fazemo-lo num contexto mais formal, enquanto profissionais ou voluntários de uma organização de solidariedade, outras vezes na informalidade de uma conversa com um familiar, um colega, um amigo. Ora a ajuda eficaz requer competências que podemos desenvolver: a auto-motivação, o auto-controlo emocional, a escuta ativa, a comunicação empática.

 

O Programa de Formação de Agentes de Ajuda da Voades é um projecto social de vanguarda em sintonia com as correntes mais avançadas da psicossociologia actual. Na sua elaboração influenciaram especialmente a linha terapêutica e social de Robert R. Carkhuff com o seu modelo de desenvolvimento humano e o movimento dos Assessores Funcionais de Ajuda, presente noutros países avançados do Ocidente.

 

Este programa foi criado há três décadas, especificamente para formar os voluntários da nossa organização, mas logo compreendemos que pela sua qualidade, como extraordinário percurso de desenvolvimento pessoal e de capacitação técnica no domínio da Relação de Ajuda, constitui um recurso que é importante partilharmos com a comunidade, incluindo os voluntários de outras instituições. Acreditamos que é mais um importante contributo que damos para a construção de uma sociedade mais humana e competente para lidar com os desafios que enfrenta.

 

O Programa de Formação de Agentes de Ajuda é constituido por três etapas, sendo que as primeiras duas (o curso de Conhecimento de Si Mesmo e o Curso de Crecimento Pessoal) se focam no auto-conhecimento e no desenvolvimento pessoal do agente de ajuda, e a terceira etapa (O Seminário de Relação de Ajuda) é especificamente dedicada à sua capacitação técnica em matéria de Relação de Ajuda.

 

Conheça cada uma das etapas:

 

 

© 2020 VOADES - Vozes Amigas de Esperança Portugal

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • Blogger Limpa