top of page
Buscar

"SOLIDÃO: UMA PANDEMIA SILENCIOSA"


Dentro do nosso projeto "Escutando a Solidão", que vimos desenvolvendo com o apoio da Junta de freguesía do Amial, no passado dia 11 de Maio, VOADES-Porto organizou uma Conferência na Universidade Senior Contemporânea do Amial, a cargo do Presidente Internacional de Vozes Amigas de Esperança-VOADES, Dr. Jesús Madrid, aproveitando a sua visita à cidade de Porto para dirigir o Curso de "Conhecimento de si mesmo".


A Conferência foi de sumo interesse e foi seguida por todos os assistentes que encheram a sala com grande atenção. A Solidão já é a grande pandemia do Século XXI em todo mundo ocidental, agudizada após a Pandemia de Covid, convertendo-se numa grande ameaça para a Saúde Mental em todos os paises, alguns dos quais já estão a adotar medidas para enfrentar o problema, chegando alguns deles como Grã-Bretanha, a criar um Ministério no Governo que se ocupe exclusivamente da Solidão. Também é uma das principais causas de suicídio, que não afeta apenas as pessoas idosas, mas cada vez mais os jovens e adolescentes, tal e como explicou o Dr. Madrid.


Como psicólogo, o Dr. Jesús Madrid explicou as causas da Solidão e as maneiras de a poder combater. Por isso na VOADES estamos a desenvolver em todos os paises onde temos presença, um programa de atenção e acompanhamento a pessoas em solidão, também no Porto, atualmente com a colaboração da Junta de Freguesia do Amial, onde se encontra localizada a nossa sede.


Na conferência, a VOADES faz um telefonema para estender o nosso Projeto "Escutando a Solidão" e chegar a mais pessoas, para o que precisamos de mais voluntários para acompanhar as pessoas que nos solicitam ajuda na sua solidão. Desde aqui juntámo-nos a este apelo e convidamos-vos a colaborar como voluntários para providenciar apoio telefónico a pessoas que se encontram sós. Só têm que entrar em contacto connosco.



Comentarios


bottom of page