top of page
Buscar

SEMINÁRIO SOBRE ATENDIMENTO TELEFÓNICO DE CONDUTAS SUICIDAS NA VOADES-PORTUGAL


 


 

Nos passados dias 17 e 28 de Fevereiro realizou-se pela primeira vez, um Seminário formativo para abordar o tratamento das condutas suicidas no apoio telefónico. Para isso contamos com a valiosa colaboração do prestigioso psiquiatra espanhol Dr. Alejandro Rocamora, fundador do Telefone da Esperança, ex-Vice-presidente da Associação para a Prevenção do suicídio, autor de vários livros relativos ao tema do suicídio e uma das pessoas mais qualificadas a nível europeu para abordar este tema doloroso.


Esta ação formativa, realizada em formato on-line, enquadra-se dentro do Programa formativo dos nossos voluntários e voluntárias, para poderem realizar melhor o seu trabalho de apoio telefónico e de escuta. Nos últimos meses detetámos na VOADES, sobretudo após o confinamento da Pandemia, um acréscimo significativo dos telefonemas com conteúdo suicida, sobretudo nos apelantes adolescentes e jovens. Por isso esta formação se torna especialmente necessária, para poder ajudar melhor aos nossos utentes e tentar combater com as nossas modestas possibilidades esta praga crescente do suicídio.


Esta formação era especialmente para os nossos voluntários, mas extendemos o convite a outras linhas de apoio que trabalham em Portugal, como SOS Voz Amiga e o Telefone da Amizade, com cujos voluntários partilhamos esta experiência. A formação realizou-se em dois módulos, em dias diferentes. No primeiro abordou-se a Crise Suicida e as diferentes condutas suicidas. No segundo módulo centrou-se na intervenção do voluntário, através da linha telefónica, nas condutas suicidas que se nos apresentam habitualmente.


Desde aqui queremos agradecer ao Doutor Rocamora a sua colaboração por ter possibilitado esta formação, bem como a todos os voluntários que participaram. Na VOADES queremos disponibilizar os nossos recursos para colaborar na prevenção e melhoria da Saúde Emocional em Portugal, não só através da nossa Linha Telefónica, como também através das numerosas formações e atividades que realizamos ao longo do ano.


Não se esqueçam que no Telefone 222 030 707 terão sempre uma pessoa amiga, profissional e especializada ao dispor de todos os que a precisem, de maneira sempre confidencial e gratuita...E aí estamos, todos os dias do ano, das 16:00 às 22:00 horas.


VOADES escuta-te.

Comments


bottom of page