top of page
Buscar

MARATONA CONTRA A SOLIDÃO, PELA VOADES NO PORTO


 


 

Um dos problemas mais importantes que causam mais sofrimento é a solidão indesejada.


É uma epidemia silenciosa, que não se reflete na mídia, nem causa pânico na população, mas causa muita dor e sofrimento, principalmente nos setores mais vulneráveis, como os idosos, e cada vez mais entre as crianças e jovens.


Por isso, e para dar conta desta Epidemia de Solidão Silenciosa , Vozes Amigas da Esperança do Porto organizou uma maratona de luta contra a solidão nos dias 3 e 4 de dezembro.


Uma maratona, porque os nossos voluntários passaram 48 horas ininterruptas, com as respetivas noites, mantendo a nossa Linha de Apoio (Tel: 222 030 707) aberta a quem quisesse ligar e ser ouvido.


E não só isso, também saíram à rua com mesas informativas e distribuindo publicidade para alertar sobre os perigos de uma solidão indesejada.


Na tarde do dia 3, organizámos, no "Conventinho" do bairro de Contumil, um encontro entre voluntários da VOADES e pessoas que acompanhamos na sua solidão através do nosso Projecto de apoio solidário, "Escutando a Solidão".


Valorizamos esta iniciativa, que seguramente iremos repetir em anos sucessivos, de uma forma muito positiva. Não só pela divulgação deste flagelo social, mas pelo número de pessoas que nos têm contactado, através da nossa Linha de Apoio, e também na rua, procurando conforto e ajuda para a sua solidão e angústia.


Dizemos a todos eles que não estão sozinhos, e que podem recorrer aos serviços de ajuda públicos e privados. O primeiro passo pode ser o mais difícil, mas é também o mais importante. A VOADES vai acompanhá-los nesta caminhada.


Comments


bottom of page