AUMENTAM AS CHAMADAS À VOADES, COM INCIDÊNCIA DAS CHAMADAS DE SUICÍDIO, SOLIDÃO E DEPRESSÃO
A linha telefónica de apoio emocional, Vozes Amigas de Esperança - VOADES, registou no ano 2022 um total de 5.568 chamadas, o que supõe um acréscimo de 478 chamadas (mais 8%) ao ano anterior.
Diariamente foram atendidas uma média de 15 chamadas e de 464 chamadas por mês.
Do total de chamadas, 70% correspondem a mulheres e 30% a homens, embora percebamos um ligeiro acréscimo no número de homens que se dirigem à nossa linha.
As mulheres estão mais conscientes a respeito do cuidado da sua saúde emocional, enquanto os homens ainda não tomaram consciência da importância da Saúde Emocional nas suas vidas.
Uns 90% das chamadas pertencem à faixa de idade de 45 a 75 anos, embora estejamos a constatar um acréscimo considerável dos telefonemas de jovens até aos 30 anos e também de pessoas com mais de 75 anos.
Quanto aos problemas dos quais recebemos mais procura de ajuda, aparece em primeiro lugar o problema da Solidão, agravado durante a Pandemia de COVID, na qual muitas pessoas se viram enclausuradas sózinhas nas suas casas, privadas da sua vida social, sobretudo os idosos.
Na Vozes Amigas de Esperança vimos desenvolvendo um Programa de acompanhamento de pessoas em situação de solidão, o que também fez com que este tipo de telefonemas tivessem aumentado.
Um total de 1097 telefonemas estão relacionados com a Solidão (20% de telefonemas).
Outros 20% correspondem a telefonemas relacionados com a depressão, em todas as suas modalidades.
E a grande surpresa neste ano foi o acréscimo considerável dos telefonemas relacionados com condutas suicidas (ideias e tentativas), tendo tido praticamente quase uma diária (7% do total).
Sobretudo estas chamadas relacionadas com condutas suicidas registaram um grande acréscimo na faixa de idade dos 15 a 25 anos. Este acréscimo registou-se após o confinamiento do Covid, possivelmente ao incrementar-se os fatores de risco como consequência da Pandemia.
Na Vozes Amigas de Esperança queremos fazer um apelo a fomentar uma maior consciência na população sobre a importância de cuidar a nossa Saúde Emocional, para melhorar o nosso Bem-estar e qualidade de Vida. Pensamos que a melhor atuação é a prevenção, por isso na VOADES, ao longo do ano realizamos numerosas atividades, presenciais e on-line onde trabalhamos a prevenção dos problemas emocionais, através de cursos, work-shops, seminários, conferências, etc. Na nossa Escola de Saúde Emocional oferecemos uma ajuda necessária para que a nossa Saúde Emocional se encontre em bom estado.
Também fazemos um apelo a todas as pessoas interessadas em fazer voluntariado neste campo, oferecendo uma formação qualificada para o poder realizar dentro de VOADES, pois a nossa Associação consiste completamente de voluntários, mas com uma formação científica e qualificada, à vanguarda da formação do voluntariado.