A Saúde Emocional e a Pandemia


Estudos promovidos por ONG's no âmbito da Saúde Emocional constataram que durante este período de Pandemia COVID-19 é alarmante o aumento de patologias e situações associadas a crises emocionais provocadas por esta nova realidade. O vírus abala o bem estar emocional de um grande número de pessoas: a ansiedade, o stress associado aos longos períodos de confinamento, o impacto do vírus na saúde, o medo da morte, as preocupações acrescidas ao medo de contaminar os nossos entes queridos, o aumento da solidão, os problemas económicos associados ao desemprego, a incerteza do futuro, a angústia, a tristeza e a frustração de não concretizar os projetos planeados.... apresentam-se como razões mais do que suficientes. Todas estas causas têm um impacto na saúde mental, pessoas que já sofriam de transtornos emocionais sofreram um agravamento da doença, outras pessoas que nunca tiveram patologia mental associada começam agora a desenvolver transtornos como o medo de sair de casa ou o medo de se relacionar com pessoas. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem vindo, desde maio, a alertar que a crise provocada pela COVID-19 e respectivas consequências registaram um aumento da taxa de suicídeo e das doenças mentais: 35% na China, 60% no Irão e 40% nos EUA. Também se constatou que estes problemas afectam em maior escala os sectores sociais mais vulneráveis e com menos recursos. 

É previsível que depois da COVID-19 surja uma avalanche de problemas emocionais que permaneceram escondidos durante a situação de pandemia. Nesse sentido, a VOADES está munida de recursos (humanos e técnicos) capazes de ajudar as pessoas a lidar melhor com as situações emocionais. Ao longo destes meses, a VOADES tem vindo estabelecer parcerias junto de outras entidades numa tentativa de chegar a mais pessoas. 

Agora, mais do que nunca, necessitamos de aumentar o staff  de voluntários/as de modo a oferecer mais e melhores serviços a todos/as os/as que recorrem a nós. Neste sentido, estamos a preparar um Plano de Ajuda e Apoio na Saúde Emocional. Brevemente iremos publicar mais informações sobre as primeiras atividades a realizar. Torne-se voluntário/a e junte-se a nós nesta caminhada! Se estiver interessado/a pode contactar-nos através do 222 030 707 ou por email porto@voades.org

Até breve! Decida Ser Feliz!

Recent Posts
Featured Posts
Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 VOADES - Vozes Amigas de Esperança Portugal

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • Blogger Limpa