top of page
Buscar

A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO



No passado dia 10 de Setembro celebrou-se uma vez mais o Dia Internacional para a Prevenção do Suicídio. Nos últimos anos, este dia tem sido celebrado em em todo mundo, organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Também em Portugal é um dia que está a tomar mais importância para sensibilizar a população sobre o grave problema do suicídio.


Aqui, na Vozes Amigas de Esperança - VOADES, através da nossa Linha de Apoio Emocional prestamos um serviço importante neste sentido. Cerca de 7% dos telefonemas que recebemos têm relação com o suicídio, tanto de ideias suicidas, como de tentativas de suicídio. Este número está a aumentar nos últimos anos e afeta cada vez mais a população jovem do nosso país. Atendemos os telefonemas de crises suicidas, e aqui na VOADES também trabalhamos intensamente a prevenção, com numerosas atividades dirigidas à promoção da Saúde Emocional e sensibilizando a população sobre a importância da Saúde Emocional. A prevenção do suicídio é uma tarefa de toda a sociedade.


Por este motivo apresentamos aqui a reportagem que este ano realizou o Diário "Público" sobre o Dia Internacional para a Prevenção do Suicídio, e que recolheu o depoimento dos nossos voluntários. Agradecemos ao Diário "Público" a sua sensibilidade sobre este tema e pelo convite para a nossa colaboração na realização da reportagem, que esperamos seja útil a muitas pessoas.

Comments


bottom of page