Sobre o suicídio do actor Pedro Lima...


No passado dia 20 de junho, Portugal estremeceu com o suicídio de conhecido e querido actor Pedro Lima aos 49 anos. A sua morte causou uma onda geral de comoção. Enquanto figura pública era conhecido não só pelo seu lado profissional como, também , pelas suas características pessoais. Optou por renunciar a tudo e entregar-se aos braços da morte de forma tão prematura. Aparentemente, tinha tudo o que consideramos ser uma pessoa feliz: família, amigos, carreira profissional reconhecida, situação económica confortável,.... Mas porque se suicidou Pedro Lima? Possivelmente, a resposta a esta pergunta só o actor saberia responder ou ... talvez, não. Muitas vezes, a própria vítima desconhece as causas do seu naufrágio. A Vozes Amigas de Esperança (VOADES), enquanto entidade com experiência de largos anos nesta matéria, sabe que o suicídio faz-nos levantar muitas questões para as quais, muitas vezes, não existem respostas.


Uma coisa é certa, sabemos que o suicídio é uma decisão que se vai consolidando ao longo do tempo e que se exterioriza com mudanças de comportamentos e atitudes, por vezes, imperceptíveis mas que vão deixando pistas. Chega até a ser verbalizado ainda que, não sendo da maneira mais directa. Devemos estar atentos a estes sinais e nunca desvalorizar as ideias suicidas quando alguém as expressa. Existe a crença de que quem tenta suicidar-se não comunica a ninguém e se o faz, é porque não será capaz de o fazer. Esta crença está longe de ser verdade, se alguém manifesta esta intenção existem fortes possibilidades de vir a acontecer. Noutros casos, o suicídio vem acompanhado de outras patologias como a depressão. Por isso, devemos estar atentos aos sinais emocionais que nos indicam que a pessoa está triste e em sofrimento.


Não há certezas de que as pessoas que cometem suicídio odeiem a vida. Na realidade, o que elas odeiam é sofrer na vida e qualquer indício de sofrimento emocional dá-nos a indicação que a pessoa necessita de ajuda e de suporte. Em Vozes Amigas de Esperança (VOADES) não só ajudamos a pessoa em situação de crise, como também, promovemos a Saúde Emocional. Uma boa saúde emocional pode prevenir e evitar situações limite.


Os meios de comunicação têm, ao longo destes dias, promovido linhas de apoio emocional como sendo de utilidade pública. A VOADES tem ao dispor de todos uma linha de apoio emocional 222 030 707 a funcionar diariamente, 365 dias por ano para que casos como o de Pedro Lima não se repitam.


Assim, despedimo-nos com um comentário tão inspirador de uma utilizadora desta linha e participante noutras actividades "Graças à VOADES e aos cursos que realizei não me venho a baixo quando me deparo com os problemas, agora sou mais forte e feliz do que antes"


Até Breve!

Decida ser feliz!




Recent Posts
Featured Posts
Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2007 VOADES - Vozes Amigas de Esperança Portugal

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • Blogger Limpa