A Linha de Apoio Emocional, também conhecida por Telefone da Esperança, tem vindo a aumentar o volum


Em 2018 efectuamos um total de 2860 chamadas, cerca de 8% mais do que no ano anterior, isto é, mais 241 chamadas do que em 2017. Estes valores supõe uma média de 238 chamadas por mês (mais 20 do que o ano anterior), 7,8 chamadas diárias (0,7% ).

Esta linha de apoio emocional em situação de crise existe, no nosso país, há 11 anos. Porém, foi nos últimos 5 anos que cresceu exponencialmente como se pode ver:

Os números mostram que houve, em 2016, um aumento de 60% e que, desde então, a subida tem sido gradual. Para 2019 e avaliando os números disponíveis até ao momento, tudo indica que iremos bater um novo record. Das chamadas recebidas em 2018 70% correspondem ao sexo feminino e 30% ao sexo masculino sendo a média de idades os 55 anos.

As temáticas/problemas abordados durante as chamadas são, essencialmente, de três tipos: Solidão - pessoas idosas e isoladas, vítimas de depressão (80%mulheres) e dificuldades de comunicação sobretudo com o cônjuge e família; doença mental (20%) - pessoas vítimas de exclusão social e de falta de respostas sociais; as restantes são de carácter informativo sobre recursos sociais e necessidades urgentes.

As chamadas são procedentes de todo o país: 30% área metropolitana do Porto, 20% área metropolitana de Lisboa o restante (50%) é proveniente de todo o território continental e ilhas. Cada vez mais recebemos chamadas fora de Portugal sobretudo de imigrantes que residem em Espanha e Reino Unido. Lembramos que trabalhamos em parceria colaborativa com a VOADES destes países.

Como justificamos estes números? Sem dúvida que se justificam graças ao fantástico desempenho dos voluntários. A linha funciona todos os dias entre as 16:00H e as 22:00H, 365 dias por ano. Se, por um lado, as redes sociais também contribuem para este aumento, por outro lado, denota-se uma maior consciência social voltada para os temas da Saúde Emocional e Desenvolvimento Pessoal. Estas questões são igualmente alvo de preocupação tanto quanto a saúde física ou a satisfação das necessidades materiais. A crise económica e a emergência dos novos valores sociais são igualmente factores preponderantes.

O nosso agradecimento vai para todos/as os/as que recorrem à nossa linha à procura de orientação, compreensão ou, simplesmente, alguém que as escute diante de uma situação de crise. Através do 222 030 707 estamos disponíveis para si, as chamadas são anónimas e gratuitas.

A nossa missão é levar a Saúde Emocional a todos/as para tal, dispomos de um plano de actividades especifico e direccionado às necessidades de cada um/a. Em Vozes Amigas de Esperança cuidamos da Saúde Emocional de todos/as Portugueses/as onde quer que estejam. Esperamos por si!


Até breve!

Decida ser Feliz!




Recent Posts
Featured Posts
Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2007 VOADES - Vozes Amigas de Esperança Portugal

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • Blogger Limpa