Como saber dizer não? Como estabelecer limites na comunicação?


​​ Uma das coisas cujo, as pessoas têm mais dificuldades é saber dizer NÃO e saber colocar limites claros na relação com os outros o que pode provocar mal-entendidos e ressentimentos entre as pessoas para além de uma sensação de mal-estar. Mesmo tendo vontade de dizer não, as pessoas acabam por não o fazer e, consequentemente acabam por engolir mais um sapo.

A boa notícia é que, para tal comportamento, existe um “remedio” que funciona – a assertividade. Aprender a ser assertivo ajuda-mos a decidir com consciência e a por limites. Na Vozes Amigas de Esperança temos preparada uma formação que vai de encontro a esta temática. O Curso chama-se “Assertividade e Relações Humanas” e terá início nos próximos dias 24,25 e 26 de Março. Com esta formação poderá aprender as técnicas necessárias para aprimorar o seu estilo de comunicação.


Informe-se aqui e faça a sua inscrição.

Se esta não é altura certa para fazer este curso, deixamos-lhe algumas dicas que poderá pôr em prática no seu dia-a-dia.

  1. Perca o medo de pensar no que os outros possam pensar: Lembre-se que dentro dos limites de razoabilidade você é a primeira pessoa que deve estar satisfeita com a sua conduta.

  2. Aceite a sua ansiedade como parte do processo de comunicação: É normal que fique nervoso/a e se sinta desconfortável na hora de tomar uma decisão. Mas não se aproveite desse mal- estar para se desresponsabilizar e dizer que sim quando a sua vontade é dizer que não, lembre-se que só vai protelar essa decisão e está longe de resolver o seu problema.

  3. Coloque-se frente ao espelho e pratique o estilo de comunicação assertivo: pense em situações quotidianas onde tenha de tomar decisões e dizer Não. Observe a forma como comunica, os gestos, o tom de voz, as palavras que utiliza e avalie. Pareceu-lhe convincente?

  4. Faça uma lista de situações difíceis e classifique-as quanto ao seu grau de dificuldade: das mais complexas às mais simples e come-se hoje mesmo a deixar claro a si mesmo/a e aos outros o que verdadeiramente quer fazer.

  5. Evite dar demasiadas explicações: desta forma, oferece menos argumentos aqueles que o/a querem convencer do contrário.

  6. Interiorize esta ideia: “é possível não ser aquilo que deseja mas tem sempre a opção de não fazer nem ser aquilo que não quer” ponha esta máxima em prática cada vez que enfrenta uma situação em que tem de dizer não ou estabelecer outros limites.




Acredite que pôr estas dicas em prática é mais simples do que imagina. Se pretender modificar estas condutas nocivas na comunicação com os outros venha frequentar esta formação. Temos o curso certo para si:-


“Assertividade e Relações Humanas”.


Esperamos por si! Até Breve! J

Recent Posts
Featured Posts
Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 VOADES - Vozes Amigas de Esperança Portugal

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • Blogger Limpa