Extraordinário aumento do número de chamadas em 2016


Temos consciência que o caminho faz-se caminhando…

Como sabem, a VOADES dispõe de um serviço diário permanente de atendimento telefónico a pessoas em crise. A linha de apoio emocional da VOADES (222 030 707 - Telefone da Esperança) funciona há oito anos, todos os dias da semana entre as 16.00 e as 22:00 horas.

É com grande satisfação que dizemos que em 2016 batemos recorde em chamadas na história da Associação: 2333 chamadas. Em 2015 fizemos um total de 923 atendimentos. Estes números mostram que este serviço tem chegado a um maior número de portugueses, recebemos chamadas de todo o continente, ilhas e até de alguns emigrantes. O volume de chamadas chega, em maior número, das grandes áreas metropolitanas Lisboa e Porto. Durante o ano de 2016 recebemos uma média de 194 chamadas mensais. Os meses de Setembro, Dezembro e Janeiro foram os meses que registaram um maior número de atendimentos.


A Média diária da nossa linha de atendimento foi de 6,3 chamadas, 70% do sexo feminino e 30% masculino. As pessoas que mais vezes ligam para nossa linha de apoio encontram-se entre os 40 e os 60 anos de idade. Comparativamente com ano 2015 houve um aumento de 60% no número de atendimentos.

Problemas de solidão, problemas de relacionamento social, conjugal, familiar e depressão estão no topo da procura. Convém também ressalvar que há um número grande pessoas com patologias de ordem mental que, sentindo-se socialmente excluídas nos ligam apenas para serem escutadas.

Na realidade, todo este sucesso deve-se ao trabalho dos nossos voluntários/as que dedicam algumas horas do seu tempo para escutarem quem necessita. A formação do voluntariado aqui na VOADES é bastante completa quer a nível prático quer a nível teórico. Gostaríamos e, está dentro dos nossos objectivos, aumentar o horário de funcionamento mas, para isso, precisamos de mais voluntários/as.


Gostaria de fazer parte desta equipa de voluntários/as? Pode contactar-nos através do telefone 222 030 707 ou através do email porto@voades.org


Ao longo destes anos, a experiência ensinou-nos duas coisas fundamentais: a melhor forma de receber é dar de nós e que a escuta é a melhor forma de ajudar quem sofre em silêncio.


Continuamos a trilhar o nosso caminho com novos voluntários/as que se juntam à família VOADES.


Quem sabe não é você o/a próxima/a a juntar-se a nós?! Lembre-se que sós chegamos mais rápido mas juntos chegamos mais longe!


Esperamos por si para caminhar ao nosso lado...





Recent Posts
Featured Posts
Follow Us
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2007 VOADES - Vozes Amigas de Esperança Portugal

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • Blogger Limpa