Assertividade - Para quê?



Muitas vezes ficamos com dúvidas de como agir em determinadas situações:

– Ser ou não ser sincero?

– Responder ou não emocionalmente?

– Dizer sim ou não face às solicitações do dia a dia?

– Agradar ou não os nossos superiores?

Estas são algumas das perguntas que fazemos muitas vezes. Para não parecermos efusivos demais, procuramos encontrar um equilíbrio nas nossas atitudes e comportamentos, a esse equilíbrio chamamos assertividade. Como ser assertivo nos nossos comportamentos?


Primeiro, vamos perceber o que se entende por assertividade.


Assertividade é uma palavra de origem latina, que vem de “Assero”, que significa “Afirmar”. Diferente do que muitas pessoas pensam, assertividade não tem a ver com “acerto” ou “acertar”, mas com “afirmar”.

Ser assertivo, não é o mesmo que ser agressivo, é saber comunicar de maneira franca e aberta, adequadamente, sem pôr em questão os direitos das outras pessoas.


A pessoa assertiva incita respeito e admiração, permite que suas preferências sejam respeitadas e suas necessidades satisfeitas. É aceite e querida por outras pessoas, olha nos olhos quando fala, é comedida e segura. Apresenta uma expressão corporal coincidente com as suas palavras, fala com elegância e naturalidade, controla as suas emoções, expressa-se com calma. É objetiva, não perde o controlo da situação nem por excesso nem por falta de argumentos.

É uma pessoa que sabe defender os seus direitos, sabe ser respeitada e tratada de igual para igual. É capaz de expressar os seus pensamentos, opiniões e sentimentos, de dizer não, sem se sentir culpada, de dizer sim, quando lhe convém, de dizer “não entendi” e pedir esclarecimentos, de concordar, de discordar, de aceitar ou não aceitar as ideias, opiniões ou críticas de outras pessoas.

Mas como desenvolver uma comunicação assertiva?


Para ser uma pessoa assertiva, é necessário saber Identificar quais são os comportamentos não assertivos ou que geram conflitos e insatisfação pessoal.


Tais comportamentos são: de passividade, de agressividade e de manipulação.


- Passividade: é uma forma de fugir de uma situação conflituosa, na qual a pessoa se torna especialista em “engolir sapos”, pois age de forma a evitar confrontos, preocupa-se em demasia com a opinião de terceiros adotando, com frequência, uma postura defensiva.

– Agressividade: é uma forma de comportamento que agride os direitos das outras pessoas. A pessoa deseja vencer a qualquer custo, apresentando uma postura invasiva de confronto, de crítica, põe a culpa sempre nos outros. Quem age assim, normalmente, interrompe as outras pessoas, usa o sarcasmo, as suas solicitações mais parecem ordens. É o “Chefe” ao invés de “Líder”.


– Manipulação: dá a entender que satisfaz os direitos de outras pessoas, no entanto, age desta maneira com o intuito de satisfazer os seus próprios direitos. É irónico, age com falsidade e bajulações. Utiliza, de forma subtil, as “vinganças”. De maneira pseudo elegante faz os seus ajustes de contas, importando-se pouco com as outras pessoas.

O desenvolvimento da assertividade gera benefícios na nossa vida, tanto nos aspectos profissionais como nos pessoais.

Esses benefícios são vistos nos casos de redução de conflitos interpessoais, liderança clara, direta e eficaz, negociações bem conduzidas, melhor planeamento no fecho de vendas, na melhora do clima organizacional, em clientes satisfeitos com o atendimento, em pessoas mais seguras, mais satisfeitas e menos stressadas.

Por isso, procure sempre ter atitudes mais assertivas, de modo a tornar os seus relacionamentos interpessoais e intrapessoais mais equilibrados.


Se deseja melhorar o ser comportamento assertivo e se está convencido/a de que o caminho da assertividade é o caminho de relações humanas mais sãs e felizes, recordamos que o Telefone da Esperança está a organizar um Curso de Assertividade e Relações Humanas.


O curso terá lugar na sede do TE nos dias 18 (horário pós laboral), 19 e 20 (fim de semana) de Setembro. Poderá proceder a sua inscrição online no link em baixo, ou poderá telefonar, para a linha directa do TE através do número 222 030 707 ou poderá ainda deslocar-se à nossa sede (Rua Duque de Loulé, 98, 2º Esquerdo) e aí efectuar a sua inscrição. O nosso horário de funcionamento é a partir das 16:00h todos os dias da semana. Esperamos por si!


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